A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, por meio do Memorial da Inclusão, iniciou no dia 29 de novembro e encerra no dia 3 de dezembro, a 10ª edição da “Virada Inclusiva” com mais de 300 atividades culturais, esportivas e de lazer em mais de 50 cidades do Estado de São Paulo.
A “Virada Inclusiva” é realizada no mês de dezembro em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente dia 3. Com o tema “#todosjuntos”, o evento tem o objetivo de mobilizar a participação plena das pessoas com deficiência e promover o debate sobre os seus direitos culturais.
”Este evento cresce a cada ano e tem uma grande participação dos municípios paulistas, o que prova que cada vez mais pessoas estão aderindo a causa da inclusão da pessoa com deficiência como um movimento de ressignificação da sociedade e de mudança de paradigma”, destacou a Secretária Célia Leão.
O espaço contará com apresentações artísticas, culturais, grupos de cultura popular, rodas de conversa, palestras, mostra de artesanato e culinária. Um dos destaques do primeiro dia de ação fica por conta da apresentação “O encontro comigo mesma”, da bailarina Leda Maria Tronco, que tem paralisia cerebral e utiliza uma prancha de comunicação alternativa para se comunicar com as pessoas.
Além disso, inúmeras ações culturais inclusivas para pessoas com e sem deficiência chegam a parques, ruas, praças, museus, teatros, salas, centros culturais, bibliotecas e demais espaços coletivos, públicos ou privados, durante todo o fim de semana em mais de 50 cidades do interior.
Mais informações, acesse: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/Content/uploads/2019112714315_VIRADAiNCLUSIVA_PROGRAMA_CAPITAL.pdf