Em cartaz no Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, a exposição “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa” vai ganhar outro espaço na cidade de São Paulo: a Estação Clínicas do Metrô.
Fruto da parceria entre o museu e a Linha da Cultura do Metrô, a partir de 20 de outubro a estação vai receber parte da expografia e dos textos da exposição que homenageia goleiros e goleiras a partir da figura de Moacyr Barbosa (1921-2000), ídolo da Seleção Brasileira e do Vasco.
Entre os conteúdos exibidos estarão uma linha do tempo com a história das regras do futebol e da criação da posição de goleiro, que completa 150 anos em 2021; as diversas palavras utilizadas para designar a posição, como “arqueiro” e “guarda-metas”; frases de goleiros e goleiras célebres; e os 10 mandamentos do goleiro, texto escrito por Barbosa na década de 50 que elenca as principais habilidades de que um jogador dessa posição precisa dispender.
Nessa experiência, o passageiro do metrô se torna visitante e poderá também conhecer mais sobre a vida e a carreira de Barbosa, que foi injustamente responsabilizado pela derrota do Brasil para o Uruguai na final da Copa do Mundo de 1950 e cuja trajetória escancara como opera o racismo no Brasil.
“Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa” ficará disponível para o público na Estação Clínicas até o dia 30 de novembro. Já no museu, localizado embaixo das arquibancadas do Estádio do Pacaembu, a mostra seguirá aberta até 30 de janeiro de 2022.