Ao longo do mês de setembro, as unidades do programa irão explorar as vertentes do movimento hip hop nas artes e na música; shows fazem parte da celebração de 10 anos das Fábricas de Cultura sob gestão Poiesis.
Em setembro, as Fábricas de Cultura das zonas Norte e Sul da capital, da Região Metropolitana (Osasco e Diadema), e do Vale do Ribeira (Iguape) abrem as portas para o movimento hip hop com shows de cantores periféricos, bate-papos, dança, teatro e muito mais. Parte das ações integram o ciclo de eventos que celebra os 10 anos do Programa Fábricas de Cultura sob a gestão da Poiesis. Confira os destaques:
A programação começa em Oz com a ação Grafitaço na Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco no dia 3 de setembro, sábado, às 14h. O arte-educador, ativista cultural e artista urbano Dingos Del Barco convida 20 artistas de Osasco e região para um grafitaço em 10 paredes da unidade e em 10 telas que serão expostas ao longo do 2º semestre. Ainda no dia 3, mas às 16h, a Fábrica de Cultura Brasilândia recebe a dupla Tasha & Tracie, irmãs gêmeas da Zona Norte que vem se destacando na cena do rap nacional, para um show especial em que apresentarão os sucessos do álbum “Diretoria”.
(continua depois do anúncio)
No dia 4, domingo, às 13h, o rapper Coruja BC1 ocupa a Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco com convidados, entre eles Dexter, Febem, MC Luanna e mais surpresas. Ele apresentará as músicas que marcaram sua trajetória musical para celebrar a cultura da periferia. O evento contará também com uma distribuição gratuita de livros feita em parceria com a Companhia das Letras e um bate-papo sobre música, literatura e carreira. O show contará com interpretação em Libras.
O dia 10 de setembro será movimentado em diversas unidades das Fábricas de Cultura. Às 17h, a unidade Vila Nova Cachoeirinha recebe o rapper Crônica Mendes para um show performático que reúne clássicos e hits do seu trabalho mais recente, o álbum “Eleve-se”, lançado em 2020. Ainda na Zona Norte, a unidade Jaçanã realiza a partir das 18h a 40ª edição da Batalha do Jaçanã, que contará com a participação dos vencedores de outras edições e pockets de rap nos intervalos das batalhas.
E a programação do dia será finalizada na Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape. A Confraria Pé no Palco irá apresentar às 19h o espetáculo Reza Rio que homenageia o Vale do Ribeira, resgatando e ressignificando a relação da cultura ribeirinha, caiçara, indígena e quilombola de forma a destacar a participação feminina. Mais tarde, às 21h, a música toma conta com o show da cantora Paula Lima que traz muito soul e samba para o palco da unidade.
O movimento hip hop segue em destaque na Fábrica de Cultura Capão Redondo. No dia 15, às 15h, o rapper e representante da cultura nordestina Manno G e a escritora e artística plástica Nilzangela unem rap e poesia no show “Quando eu Cheguei por aqui”, que resgata a chegada de ambos a cidade de São Paulo e os desafios que enfrentaram. A atividade terá interpretação em Libras. No dia 16, às 15h, a atividade Rap é o Encontro traz os Poetas Ambulantes, coletivo de poesia de São Paulo, para uma intervenção urbana com rap e literatura marginal.
Pelo canal no YouTube das Fábricas de Cultura será possível acompanhar o Festival Trilha das Ruas, que reunirá MC Lukako, MC Luciano e Guerra MC para falar sobre como encontram em suas rimas a motivação para enfrentar o dia a dia nas periferias de São Paulo. O vídeo estará disponível no dia 17 de setembro, às 15h.
O protagonismo feminino negro ganha espaço no palco da Fábrica de Cultura Jaçanã com um show da dupla Tasha & Tracie junto com as cantoras Torya, que mistura trap e R&B, e Tássia Reis, que traz ritmos musicais como trap, drill, vogue beat, house, disco, rock, samba e soul. O show será no dia 17, a partir das 17h, e contará com interpretação em Libras.
Na oficina de produção musical Batidas & Papos o produtor musical Mano Réu mostrará os elementos para construção e composição de instrumentais de diversos gêneros musicais, além do manuseio de equipamentos de produção, como baterias eletrônicas, samplers e sintetizadores. O encontro será na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha no dia 21, às 14h. A oficina também será ministrada nas unidades Jaçanã e Jardim São Luís, nos dias 6 e 14, às 15h e 14h, respectivamente.
Em Diadema, o destaque é a Roda de Conversa com o ator e cantor Abner Akin, o pintor muralista Aran Vieira, o cantor Netão e o integrante do Teatro Arruaça Yago Lima, artistas que passaram pela história da Fábrica e deixaram sua marca. A conversa será no dia 22 de setembro, a partir das 19h30.
Quem quiser aprender passos da dança de breaking, um dos elementos da cultura hip-hop, terá a oportunidade na atividade prática Quebrada Viva Jam que será realizada no dia 23, às 14h, na Fábrica de Cultura Brasilândia. O encontro ainda promoverá uma Jam de danças urbanas com discotecagem de DJ entre os participantes. O hip hop continua na Fábrica de Cultura Jardim São Luís com o evento Da Ponte pra Cá, Nós Dança no dia 24, das 12h às 21h. Nesta edição, o evento trará uma Batalha de Breaking nos estilos Hip-Hop Dance e suas vertentes, como urban, krumpology, e hip-hop new school.
E a programação do mês dedicada ao aniversário de 10 anos do Programa Fábricas de Cultura sob a gestão da Poiesis será finalizada com um grande encontro na Fábrica de Cultura Diadema. No dia 25, a partir das 14h, a celebração começa com a Festa da Gangue, comandada pelo DJ Betão, que mistura em seus long’s set’s diversos estilos, do Reggae ao trap, chegando ao samba rock. No mesmo horário acontecerá a Feira Mulheres Visíveis, ação que visa dar visibilidade às mulheres empreendedoras locais.
O grupo de percussão Baque Água Santa sobe ao palco às 14h30 para animar a festa na unidade Diadema. Um pouco mais tarde, às 16h30, é a vez de Tássia Reis apresentar hits do seu álbum mais recente intitulado “PRÓSPERA D+”. As comemorações chegam ao fim com o samba rock da banda Clube do Balanço, que ainda contará com o professor Moskito para dar uma aula aberta do ritmo. Ao longo do dia ainda haverá brinquedos para as crianças, além de distribuição de pipoca, algodão doce e refrigerante.
Atualmente, as unidades recomendam o uso de máscaras nos espaços internos. O programa Fábricas de Cultura é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis.
Serviço:
(Gratuito)
FÁBRICA DE CULTURA BRASILÂNDIA
Endereço: Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300
SHOW TASHA & TRACE | COMEMORAÇÃO 10 ANOS FÁBRICAS DE CULTURA
Música
3/9 – Sábado – 16h
Atividade Livre.
Presencial na unidade.
QUEBRADA VIVA JAM
Dança
23/9 – Sexta-feira – 14h
Atividade Livre
Presencial na unidade.
FÁBRICA DE CULTURA CAPÃO REDONDO
Endereço: Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240
RAP É O ENCONTRO
Música
16/9 – Sexta-feira – 15h
Atividade Livre
Presencial na unidade.
MANNO G PALESTRA & POESIA COM NILZANGELA | COM LIBRAS
Música
15/9 – Quinta-feira – 15h
Atividade Livre.
Presencial na unidade.
FÁBRICA DE CULTURA DIADEMA
Endereço: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP | Telefone: (11) 4061-3180
RODA DE CONVERSA COM ABNER AKIN, ARAN VIEIRA, NETÃO E YAGO LIMA | ESQUENTA 10 ANOS FÁBRICAS DE CULTURA
Bate-papo
22/9 – Quinta-feira – 19h30
Atividade Livre
Presencial na unidade.
BAQUE ÁGUA SANTA, CLUBE DO BALANÇO, DJS FESTA DA GANGUE, FEIRA MULHERES VISÍVEIS, TÁSSIA REIS | COMEMORAÇÃO 10 ANOS DE FÁBRICAS DE CULTURA
Música
25/9 – Domingo – das 14h às 18h
Atividade Livre.
Presencial na unidade.
FÁBRICA DE CULTURA 4.0 DE IGUAPE
Praça Engenheiro Greenhalgh, 01, Centro Histórico – Iguape | Tel: (13) 3848-9300
ESPETÁCULO REZA O RIO – COM CONFRARIA PÉ NO PALCO | COMEMORAÇÃO 10 ANOS FÁBRICAS DE CULTURA
Teatro
10/9 – Sábado – 19h
Atividade Livre.
Presencial na unidade.
PAULA LIMA EM IGUAPE | COMEMORAÇÃO 10 ANOS FÁBRICAS DE CULTURA
Show
10/9 – Sábado – 21h
Atividade Livre.
Presencial na unidade.
FÁBRICA DE CULTURA JARDIM SÃO LUÍS
Endereço: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530
FESTIVAL TRILHA DAS RUAS: COM MC LUKAKO, MC LUCIANO E GUERRA MC
Hip-Hop
17/9 – Sábado – 15h
Atividade Livre.
Online | Youtube
DA PONTE PRA CÁ, NÓS DANÇA – BATALHA
Hip-Hop
24/9 – Sábado – 12h às 21h
Atividade Livre.
Presencial na unidade.
FÁBRICA DE CULTURA JAÇANÃ
Endereço: Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010
BATALHA DO JAÇANÃ
Hip-Hop
10/9 – Sábado – 18h
Atividade Livre.
Presencial na unidade.
SHOW COM TASHA & TRACIE, TORYA E TÁSSIA REIS – COM LIBRAS | COMEMORAÇÃO 10 ANOS FÁBRICAS DE CULTURA
17/9 – Sábado – 17h
indicado para maiores de 12 anos
Presencial na unidade.
FÁBRICA DE CULTURA 4.0 DE OSASCO
Rua Santa Rita, s/nº – Jardim Rochdale – Osasco | Tel: (11) 3689-7600
GRAFITAÇO NA FÁBRICA DE CULTURA 4.0 OSASCO | COMEMORAÇÃO FÁBRICA DE CULTURA 10 ANOS
Grafite
3/9 – Sábado – 14h
Atividade Livre
Presencial na unidade.
CORUJA BC1 CONVIDA – COM LIBRAS | COMEMORAÇÃO FÁBRICA DE CULTURA 10 ANOS
Música.
4/9 – Domingo – 13h
Atividade Livre
Presencial na unidade.
FÁBRICA DE CULTURA VILA NOVA CACHOEIRINHA
Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270
CRÔNICA MENDES: DIRETAMENTE DO CASTELO DE MADEIRA
Hip-Hop
10/9 – Sábado – 17h
Atividade Livre
Presencial na unidade.
BATIDAS & PAPOS – WORKSHOP DE PRODUÇÃO MUSICAL COM MANO RÉU [ESTÚDIOS]
Música
21/9 – Quarta-feira – 14h
Atividade Livre.
Presencial na unidade.
——
Funcionamento das unidades:
De terça a sexta, das 9h às 19h.
Unidades Jardim São Luís, Vila Nova Cachoeirinha e Jaçanã: Finais de semana e feriados, das 12h às 17h.*
Unidades Brasilândia, Capão Redondo e Diadema: Aos sábados das 9h às 17h.*
Unidade 4.0 de Osasco: de terça a sexta das 9h às 18h.
Unidade 4.0 de Iguape: de terça a sextas das 9h às 21h, e aos sábados das 9h às 17h.
*Para conferir o horário exato de sua unidade, favor entrar em contato por telefone com a recepção.
Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e audiobooks).
SOBRE O PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA
As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que promovem diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2022, as Fábricas de Cultura – programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis – contam com o patrocínio do Instituto Center Norte e o Instituto GPA, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Apoios como estes contribuem para a realização de atividades de formação e difusão cultural para crianças, jovens e adultos.
SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.