No Brasil, hoje 11 milhões de pessoas vivem diagnosticadas com depressão. Em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde, são mais de 300 milhões. Os dados são alarmantes e ninguém está blindado deste mal, pois ainda não existe vacina para prevenir a doença.
O palestrante Jean Rafael, renomado cirurgião geral, fez parte da estatística da OMS, mas aceitou ajuda, cumpriu a exigência dos tratamentos tradicionais e encontrou a força que tanto precisava em práticas lúdicas como meditação, gratidão, autoconhecimento, espiritualidade e outros temas antes sensíveis aos mais conservadores.
Foi durante uma corrida na praia que ele esbarrou em um colega médico que se tornaria seu amigo e mentor, Dr. Smith. Entre muitos diálogos e reflexões, os apaixonados pela evolução da ciência constataram que a cura para o estresse, a depressão e outras doenças emocionais está ao alcance de todos.
Parceiros de criação, identificaram a necessidade de sanar as feridas internas, as dores da alma e os sintomas originados interiormente que se tornam físicos. Foi nesta conversa que os dois amigos concluíram que a gratidão tem um protagonismo cada vez mais mensurável no enfrentamento destas doenças.
Assim nasceu a idéia de escrever este livro. Como a gratidão pode ajudar na carreira, na saúde e nos anseios pessoais? Segundo o autor, a gratidão tem o papel de servir como fortaleza para o ser humano e a ciência atestou que se sentir grato repercute na questão hormonal.
A publicação traz as práticas e as reflexões necessárias para enfrentar os dias difíceis e prevenir pensamentos e ações desagradáveis. A obra é um manual ao mesmo tempo sério e divertido, preventivo e inspirador, envolvente e desafiador.