De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% dos 39 milhões de casos de cegueira no mundo poderiam ser evitados se houvesse diagnóstico médico precoce e tratamento adequado. Por isso, a importância de cuidar da saúde dos olhos deve ser lembrada e reforçada.
A Retina Brasil, organização não governamental, formada para apoiar e informar pessoas com doenças da retina e seus familiares, em parceria com a farmacêutica Novartis, promove uma ação, de 7 a 13 de junho, em duas estações de metrô da cidade de São Paulo (SP) com objetivo de conscientização sobre a importância dos cuidados com a visão e visita regularmente ao médico oftalmologista.
Em instalações nas estações da Sé e Luz, serão exibidos vídeos alertando sobre os sintomas das Distrofias Hereditárias da Retina (DHRs) e quais são os sinais aos quais devemos ficar atentos. Voluntários da Retina Brasil também estarão à disposição da população para esclarecer dúvidas.
As pessoas que participarem terão a oportunidade de entender como é a visão de quem tem a doença através de um modelo de óculos (individual e descartável) que simula os sintomas visuais.
“As doenças hereditárias da retina são pouco conhecidas e a campanha que desenvolvemos não vai só dar visibilidade a essas condições, mas também ajudar quem tenha algum dos sintomas a procurar um especialista e, se for o caso, ter um diagnóstico precoce”, completa Maria Julia Araújo, Presidente da Retina Brasil.
Doenças Hereditárias da Retina (DHRs)
As Doenças Hereditárias da Retina (DHRs)1 são um grupo de doenças oculares raras com diferentes padrões de herança genética e que, apesar de não provocarem alterações na estrutura do olho, provocam a degeneração das células da retina, causando a perda progressiva da visão.
Os sintomas mais comuns são dificuldade de enxergar à noite, perda de sensibilidade luminosa, perda de nitidez ou clareza da visão, dificuldade de adaptação a diferentes níveis de luz e movimentos oculares involuntários (nistagmo). Saiba mais: https://conteudos.novartis.com.br/pt-br/distrofias-hereditarias-da-retina