Você já parou para pensar quanto tempo dedica para cuidar dos seus pés? Com a aproximação do verão, certos hábitos são capazes de melhorar a aparência das unhas, por exemplo, e evitar problemas maiores. Existem soluções rápidas, que impactam diretamente na saúde e bem-estar.
A Dra. Nayane Braga (CRM-DF 0020823) recomenda cortar as unhas retas: “sugiro sempre o corte nesse formato, pois assim evita que encravem”. Ela também indica o uso de lixa para remover as pontas e deixar as unhas uniformes. “É importante mantê-las curtas, para que não se tornem um reservatório de patógenos.”
A micose de unha é uma doença bastante comum, causada por fungos que se alimentam da queratina – responsável por dar o aspecto resistente, endurecido e de brilho às unhas. “Cremes, esmaltes, medicamentos orais, entre outros, podem ser usados para tratá-la. É um tratamento longo, feito sob orientação de um médico especializado”, comenta.
Um dos tratamentos disponíveis é Loceryl®, esmalte que contém amorolfina em sua fórmula, um ativo que mata os fungos causadores da micose e protege contra sua disseminação. Ele forma uma fina película na superfície da unha para manter o antifúngico em ação por mais tempo, devendo ser aplicado de uma a duas vezes por semana.
Além das recomendações de Braga, outros hábitos podem ser incorporados ao dia a dia para melhorar o aspecto dos pés e das unhas: hidratar, higienizar, retirar esmalte com removedor – e não acetona -, não arrancar a cutícula e visitar um profissional regularmente.