Por conta da pandemia do Coronavírus, com reflexos que reverberam em todas as camadas da sociedade, especialmente no setor da saúde. As visitas rotineiras devem abrir espaço para a circulação restrita, somente de casos que não podem esperar.
Além de serem prioritários os tratamento desta nova doença, ela evolui rapidamente, sem escolher cor, nacionalidade, credo, condição financeira. Pelo menos, é o que sabemos até agora.
Diante das determinações dos órgãos de saúde para o cumprimento de períodos de quarentena, o Dr. André Evaristo, ortopedista, especialista em cirurgia da coluna do Hospital Sírio-Libanês, explica que “procedimentos que não apresentam urgências estão sendo adiados para minimizar a ocupação hospitalar em respeito às novas prioridades”.
De acordo com a nota técnica de nº 10/220, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabelece regras temporárias para procedimentos médicos em razão do COVID-19, onde consta que caberá ao médico apontar, via laudo, quando uma cirurgia ou procedimento for de carácter urgente.
Tais condições também foram elencadas em documento conjunto da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da qual Dr. André é membro, juntamente com a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Coluna (SBC) e Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN).
Para ajudar a reduzir alguma ansiedade das pessoas que tiveram consultas ou cirurgias canceladas, Dr. André Evaristo responde as cinco principais dúvidas:
1) Quais procedimentos podem esperar a suspensão?
Entre os que podem ser adiados, estão patologias que não acarretam em déficit neurológico ou prejuízo aos movimentos, como discopatia, hérnia de disco, estenose lombar, espondilolistese, deformidades da coluna e, ainda, intervenções para corrigir falhas de procedimento anterior, desde que esta não cause transtornos.
2) Minha cirurgia da coluna foi cancelada, e agora?
O importante, nestes casos, é reforçar hábitos saudáveis, para não piorar algum quadro de dor ou agravamento da condição da coluna. Caso tenha dúvida do que pode ou não ser feito nesse período, vale ligar e conversar com o médico que acompanha o caso.
3) Posso fazer atividade física para aliviar minha dor nas costas?
Algumas patologias, quando em estágios iniciais ou com sintomas leves, apresentam melhora da dor após exercício físico. Entre elas, hérnia de disco, inflamação ciática, estenose, espondilolistese, entre outras.
Pelo contexto que vivemos, que pede solidariedade e compartilhamento, profissionais renomados têm ido à internet para ensinar exercícios que podem ser feitos em casa, como alongamento, musculação leve e correção postural, excelentes para a coluna. No entanto, é preciso redobrar o cuidado, devido a falta do acompanhamento de um profissional.
4) Alimentação interfere na saúde da coluna?
Sim, pois um corpo bem hidratado e com todos os nutrientes de que precisa reflete em uma coluna mais forte, capaz de sustentar a pessoa nas atividades que ela desempenhar.
5) Posso ter um atendimento à distância?
Para possibilitar a manutenção da saúde e a interação entre médico e paciente, o Conselho Federal de Medicina liberou, temporariamente, a permissão para a realização de alguns atendimentos virtuais. Dessa forma, vale conversar com o especialista que deseja consultar e verificar se o seu caso pode ser atendido por esta modalidade. Mas, é preciso atenção na qualificação do médico e registro junto aos órgãos responsáveis.