Alunos do curso de bacharelado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina apresentam entre os dias 20/10 e 12/11, mostra de pintura intitulada “Poéticas do Processo”.
O evento gratuito é uma oportunidade para que os estudantes do 4º e 5º semestre conheçam todos as etapas que envolvem o desenvolvimento de uma mostra de arte, desde a concepção de uma obra até a realização de uma exposição. Na ocasião, alunos terão contato direto com críticos e curadores de arte.
Todos os trabalhos estão sendo desenvolvidos sob a coordenação do professor Maurício Adinolfi, doutor em Processos e Procedimentos Artísticos, e serão apresentados no Espaço Eugénie Villien, na unidade de Perdizes, capital paulista.
Para o docente, essa é uma forma dos alunos colocarem em prática os ensinamentos aplicados em sala de aula, que vão desde temas ligados às políticas públicas, à produção e curadoria de obras e participação em editais.
“A intenção de reunir os trabalhos é pensar sobre o processo poético de cada discente, oferecendo a experiência ao aluno de parte fundamental da criação artística, que é colocar o trabalho em circulação. Para muitos acaba sendo a primeira exposição. Principalmente na experiência de preparar e organizar uma exposição coletiva, em todas as fases, desde pensar o espaço expositivo, ficha técnica, montagem até diagramação do folder, curadoria, etc.”.
Para a estudante Estefani Rodrigues, 5º semestre do curso de Artes Visuais, a mostra é uma rica oportunidade para os futuros artistas apresentarem suas obras aos apaixonados por arte, e, em especial, aos profissionais do setor. O evento também visa preparar os alunos para o mercado de trabalho dando a eles suporte para uma vivência crítica e social sobre a arte no século XXI.
“Uma exposição, mesmo que coletiva, ganha um peso maior na hora de se inscrever em edital. Principalmente para quem deseja seguir na carreira. Durante a montagem da Mostra de Pintura, nós também estamos acompanhando a parte de curadoria, montagem e divulgação, isso abre possibilidades para além de expor”.
Doutora em Arte e Educação, coordenadora e professora de Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina, Mariane Blotta Abakerli Baptista ressalta os diferenciais do curso que vai além de teorias e práticas do campo e busca alcançar questões ligadas ao meio ambiente, cidadania e direitos humanos e com conta ateliês e equipamentos modernos:
“É preciso pensar que a arte está conectada com a vida e com os contextos nos quais estamos inseridos. Incentivamos um pensamento crítico e uma produção artística que abranja conhecimentos culturais, técnicos e científicos”.