Abrindo a série de apresentações e ações que antecedem a edição 2021 do Festival das Marias – Festival Internacional de Artes no Feminino, acontece no dia 12 de junho, sábado, concerto com a orquestra de cordas São Paulo Chamber Soloists, às 20 horas. O espetáculo tem transmissão gratuita pelo canal do Festival das Marias no Brasil, no YouTube.
Elaborado especialmente para o Festival, o programa revela a excelência de compositoras e traz somente obras musicais criadas por mulheres, prometendo uma emocionante experiência camerística.
São elas: “Inverno Astral”, da flautista paulistana Léa Freire (1977), composição de linguagem única e inovadora com efeitos sonoros; “À Espera da Primavera”, da pianista paulistana Silvia Goes (1947), na qual utiliza ricas progressões harmônicas; “Impressions”, de Clarice Assad (1978), também pianista e cantora brasileira-americana; e “Juba do Quarteto em Lá Menor”, da norte-americana Florence Price (1887-1953), primeira mulher negra reconhecida como compositora sinfônica e a ter uma música tocada por uma orquestra sinfônica.
Fundada em 2020, a orquestra de cordas São Paulo Chamber Soloists (SPCS) é formada por 14 solistas de experiência internacional. Foi idealizada e criada por dois músicos de4 expressão no cenário brasileiro: Alejandro Aldana (spalla da Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo) e Matthew Thorpe (concertino da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo).
Com o intuito de trazer música de alta qualidade e na busca pela excelência musical, a SPCS explora o variado repertório (tradicional e não tradicional) para orquestra de cordas: música barroca, clássica, romântica e contemporânea com ênfase em compositores representantes de minorias sociais.
Seguindo o exemplo de destacadas orquestras de câmara do mundo, os instrumentistas da SPCS tocam de pé e sem regente, criando uma verdadeira experiência camerística de colaboração musical coletiva.
Em maio de 2021, apresentou Um Certo Olhar, série de seis espetáculos online com temas variados, realizada por meio de prêmio Lei Aldir Blanc recebido da Secretaria de Economia e Cultura Criativa do Estado de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.
No dia 13 de junho próximo, faz seu début na Sala São Paulo, uma das mais modernas e equipadas salas de concerto do mundo. Mais informações, acesse: https://www.youtube.com/c/FestivaldasMarias