Atentas à determinação e recomendação do Ministério da Saúde sobre o uso preventivo de máscaras de proteção, a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô de São Paulo, doarão 18 mil máscaras para comunidades localizadas nas proximidades das duas linhas. O distribuído será o reutilizável, feito de tecido lavável.
A comunidade do Capão Redondo será a primeira beneficiada. Na próxima quarta-feira, 27, cerca de 9 mil unidades serão distribuídas às famílias atendidas pela ONG local Casa do Zezinho e à comunidade do entorno. As máscaras serão entregues na sede da entidade das 9h às 15h.
Nos dias 28 e 29, outros 9 mil itens serão distribuídos na comunidade de Paraisópolis com apoio da ONG local PróSaber. Nas ocasiões, as máscaras serão entregues, às famílias atendidas pela entidade e à comunidade do entorno, na sede da Organização das 10h às 15h.
As equipes da área de sustentabilidade das concessionárias apoiarão os voluntários das ONGs no processo de distribuições dos equipamentos. “O uso de máscaras se tornou uma parte importante do combate à COVID-19 e a iniciativa das concessionárias tem o objetivo de ajudar as comunidades do entorno da estação na prevenção contra a doença”, diz Juliana Alcides, gestora de Sustentabilidade das empresas.
Recomendações de lavagem segundo a ANVISA:
- Deixar a máscara de molho por 30 minuto sem mistura de 500 ml de água potável com 10 ml de água sanitária
- Lavar com água e sabão e enxaguar;
- Estender para secar, preferencialmente ao sol;
- Passar com ferro quente e acondicionar em saco plástico fechado;
- Havendo sinais de deterioração, descarte a máscara. Não esqueça de lavar mais uma vez antes.