novembro 21, 2024 8:08 PM

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Pesquisa aborda comportamento dos Frequentadores de Shopping Centers

A pesquisa “O comportamento dos Frequentadores de Shopping Centers”, elaborada pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) e Fronte Pesquisa, traz um novo panorama sobre o perfil desse consumidor e, a partir disso, é possível saber como as diferentes gerações se relacionam com os empreendimentos.

Segundo o último Censo Brasileiro de Shopping Centers, cerca de 443 milhões de pessoas frequentam os equipamentos mensalmente em todo o país. Desse total, a recente pesquisa mostrou que a geração Z representa o maior público (43%), o que equivale a aproximadamente 190 milhões de visitas mensais. Já as faixas etárias entre 45 a 59 anos e a partir de 60 anos, conhecidas por muitos como geração prateada, correspondem a cerca de 30% do total (133 milhões de visitas ao mês).

Em termos de preferência, a geração Z é a que mais escolhe o shopping a ser frequentado pelo mix de lojas, experiências proporcionadas e opções de lazer: enquanto a média geral corresponde a 22%, a faixa etária de 17 a 19 anos é a que mais declara essa preferência (26%), seguida pela faixa de 20 a 29 anos (25%). 

Enquanto isso, a “geração prateada” é a que mais escolhe o shopping pela localização e estacionamento. Do total, 24% dos respondentes no Brasil disseram considerar a localização como o principal fator para visitar um shopping. Entre os frequentadores na faixa dos 45 a 59 anos, esse percentual é de 27% e, entre aqueles com 60 anos ou +, o índice é de 29%. Em relação ao estacionamento, 7% é média geral dos que optam por um empreendimento a partir das condições do estacionamento. Entre 45 a 59 anos, esse total é de 10%. Entre aqueles como 60 anos ou +, o percentual é de 12%.

Público longevo é o que mais visita o shopping sozinho – A pesquisa avaliou quais as faixas etárias que mais visitam sozinhas o equipamento é o público com 60 anos ou + ficou no topo da lista, representando 26% dessa preferência, seguido pela faixa de 45 a 59 anos (22%). Esse é o público também que prefere ir de carro próprio a outras alternativas de transporte, como carro de aplicativo. 

Segurança também é relevante, ainda mais para o perfil mais maduro de consumidor. Esse último ponto, inclusive, também foi destacado pelas duas faixas etárias, que apontaram o shopping como o local mais seguro para realizar compras. Juntando os dois públicos (45 a 59 anos e 60+), os municípios com maior presença desse perfil em shoppings são: Rio de Janeiro (42%), São Paulo e Salvador (36%), Interior de São Paulo e Porto Alegre (35%), e Brasília (33%). 

Geração Z é a que mais faz pagamento via pix – a nova modalidade de pagamento é a preferida das faixas etárias de 17 a 19 anos (59%) e de 20 a 29 anos (59%), enquanto a média nacional que opta pela transferência automática é de 52%. Os adolescentes de 17 a 19 anos são os mais motivados a frequentar os shoppings por lazer (48%, contra média nacional de 31%), especialmente se for para ir ao cinema (27%, contra média nacional de 16%) e encontrar pessoas (27%, contra média nacional de 16%). 

Por outro lado, são os que menos são motivados a comprar (34%, contra média nacional de 43%) e alimentação (15%, contra média nacional de 21%). Mas, quando vão ao shopping, são os que mais aproveitam para comer (38%, contra média nacional de 35%). 

Famílias com crianças – Outro grupo significativo da pesquisa é o de famílias com crianças. Entre os principais dados, o estudo mostra que 68% dos frequentadores vão acompanhados da família quando vão ao shopping e 46% dos respondentes disseram que moram com crianças de até 12 anos. Entre aqueles que moram com crianças de até 12 anos, 63% têm idade entre 30 a 44 anos e 56% estão na faixa dos 20 a 29 anos. Além disso, as cidades que mais têm famílias com crianças de até 12 anos são: Curitiba (55%), Manaus (53%) e Salvador (52%).

Esse público vai ao shopping para se alimentar pelo menos uma vez por semana (38%), em comparação com as famílias sem filhos (24%). Entre as opções de alimentação, as mais buscadas pelas famílias com crianças de até 12 anos são sorveterias, restaurantes com serviço e quiosques. Já entre as opções de lazer, as mais procuradas por esse perfil são espaços de recreação infantil, boliche e arena gamer, teatro e kart. 

A pesquisa – “O comportamento dos Frequentadores de Shopping Centers” foi um estudo realizado por meio de um painel online com 4.300 frequentadores de shoppings, com idades acima de 17 anos, e que visitaram algum empreendimento no mês anterior à entrevista – para os moradores das capitais e em regiões metropolitanas -, e há pelo menos dois meses para os residentes nos interiores dos estados. Foram ouvidos clientes dos 26 estados brasileiros + Distrito Federal em mais de 240 cidades que abrigam pelo menos um shopping entre os meses de fevereiro e março deste ano. 

Em relação ao âmbito geral da pesquisa, o estudo indicou que 53% pertencem ao gênero feminino e 47% ao masculino. Sobre escolaridade, 56% responderam que cursaram o ensino superior, 38% o ensino médio e 6% o fundamental. As faixas etárias predominantes são: 30 a 44 anos (27%), 20 a 29 anos (26%), 45 a 59 anos (18%), 17 a 19 anos (17%) e 60 anos ou mais (12%). Em termos de renda, 34% dos respondentes disseram receber até 3 salários mínimos mensais (SM), 33% afirmaram receber entre 3,1 a 6 salários mínimo, 19% de 6,1 a 10 salários mínimos, 7% de 10,1 a 15 salários mínimos e 7% acima de 15 salários mínimos. 

Em termos de Hábitos e Comportamentos, o levantamento pontua que 24% consideram a localização como o fator mais importante na escolha do shopping e 22% optam pelo empreendimento a partir do mix de lojas. 46% dos consumidores preferem comprar em shopping por considerá-lo um local seguro e 36% o avaliam como um local prático para resolver as necessidades do dia a dia. 65% dos frequentadores vão ao shopping com veículo próprio e o tempo médio de permanência é de 80 minutos. 

Em relação a Comportamento de Compras (Física e Online), 74% disseram pagar com cartão de crédito, 63% com débito e 52% já pagam via PIX. Dos respondentes, 75% costumam pesquisar preço online antes de ir a uma loja física. Sobre as preferências, 58% costumam comprar calçados no shopping e 54% vestuário.

Sobre Motivação para ir aos Shoppings, 43% dos consumidores se disseram incentivados a visitar os empreendimentos pelas Compras, 31% pelo Lazer, 21% pela Alimentação e 5% pelos Serviços.

A respeito da Conexão e Engajamento com os Shoppings, a pesquisa mostrou que 92% dos clientes estão satisfeitos com os shoppings que costumam frequentar e 35% possuem algum aplicativo de shopping no celular. 

Para o presidente da Abrasce, Glauco Humai, essa nova pesquisa traz um robusto conhecimento sobre as preferências e hábitos do novo frequentador de shopping e, com isso, é possível proporcionar melhores experiências e facilidades para o seu dia a dia. “Conhecer mais profundamente os frequentadores e captar seus sentimentos e percepções são atitudes fundamentais para o setor de shopping centers, que foi extremamente resiliente durante a pandemia e que agora está retomando com força total seu papel no cotidiano das pessoas, através de experiências e conveniências que permitem ao consumidor se sentir confortável, seguro e realizar todas as suas atividades em um único lugar”, comenta o executivo. 

A pesquisa “O comportamento dos Frequentadores de Shopping Centers” está disponível em formato pocket, gratuitamente, no APP Abrace. Já o estudo na íntegra pode ser adquirido no site da entidade. Na versão completa, há informações sobre comportamentos pet e omnichannel, e dados segmentados por região brasileira e abertura de informações para 11 cidades e interior de São Paulo. Além disso, é possível consultar dados por renda, idade, influência das gerações Z e 50+, dinâmica das famílias com crianças de até 12 anos, entre outras novidades.

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