Quatro trechos somam mais 58 mil m² na pista local.
Com o uso de alta tecnologia e de material resistente à fadiga provocada pelo tráfego intenso, a Prefeitura de São Paulo iniciou nesta segunda-feira (7), o recapeamento da Marginal Pinheiros, no trecho que fica na Zona Oeste da cidade.
É mais uma execução de via dentro do Programa de Conservação e Manutenção da Malha Viária.
Mais de 450 mil veículos trafegam diariamente pela Marginal Pinheiros, que é uma das pistas com maior fluxo no eixo viário de São Paulo, caminho entre a capital e cidades do interior, além de ser a ligação mais utilizada com a Rodovia Presidente Castelo Branco.
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O traçado da Marginal Pinheiros vai do Complexo Viário Heróis de 32, conhecido como Cebolão, à avenida Interlagos.
Situado na Subprefeitura Butantã, o serviço será executado em mais de 58 mil m², em quatro trechos, sendo: da margem oeste da pista expressa até a Rua Irene Gomes dos Santos; Rua Irene Gomes dos Santos até a Av. Professor Alcebíades Delamare; Av. Professor Alcebíades Delamare até a Rua José e da Rua José até a Ponte do Morumbi.
A previsão de entrega é março de 2023. Somente na região Oeste da cidade, duas vias já foram concluídas, e outras quatro estão em execução.
Informações
A Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), coordena o maior Programa de Conservação e Manutenção da Malha Viária da Cidade de São Paulo e, no momento, 29 trechos estão em andamento, totalizando uma área de cerca de 750 mil m² de recape. Somando as áreas já concluídas e as novas vias contratadas, o programa de recapeamento já passou a marca de 1,7 milhão de metros quadrados.
Desde o dia 20 de junho, 22 trechos foram finalizados, correspondente a uma área de mais de 970 mil m². Importante ressaltar que, após o serviço finalizado pelo programa de conservação e manutenção da malha viária, as vias entram no cronograma da CET para sinalização.
Entre os critérios considerados para a escolha das vias, estão o volume de tráfego e a deterioração do pavimento existente, demanda de transporte coletivo sobre pneus, histórico de operação de conservação de pavimentos viários, além de outras demandas da própria comunidade.
O programa conta com uso de alta tecnologia no diagnóstico das condições das vias, soluções de recomposição do pavimento de acordo com a patologia apresentada e recuperação da malha viária com asfalto de qualidade superior como o SMA (Stone Matrix Asphalt, composto por polímero e fibra). Essa mistura é utilizada na Europa em países como a Alemanha, Suécia e Inglaterra, sendo mais resistente à fadiga.
As informações sobre o programa são compiladas e atualizadas em tempo real através do Portal: https://recape.prefeitura.sp.gov.br/recape/