maio 3, 2024 6:16 AM

Pelo terceiro ano consecutivo, a Unibes (União Brasileiro Israelita do Bem Estar Social), atuante há mais de 100 anos na cidade de São Paulo e considerada uma das instituições mais respeitadas do terceiro setor, recebeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

O projeto “Arte e Terapia como Caminho para uma melhor qualidade de vida” ganhou na categoria Pessoa Idosa pelo seu impacto na promoção de igualdade em direitos, permitindo que idosos vivam com mais dignidade e respeito.

O projeto atende semanalmente 69 idosos em situação de vulnerabilidade social, com fragilidade em seus vínculos familiares e diferentes graus de dependência, tornando a interação social possível e estimulando o conhecimento e a cultura por meio das atividades artísticas propostas.

A oficina foi toda elaborada com base na Política Nacional do Idoso e do Estatuto do Idoso, assegurando seus direitos sociais, autonomia, integração e participação do idoso na sociedade. Com isso, a Unibes tem como finalidade acolher e garantir a proteção integral do idoso, enfatizando suas demandas individuais e comunitárias, através de seus desejos, necessidades e possibilidades, sempre com o objetivo do envelhecimento ativo e com qualidade.

Por trazer para os idosos uma maneira de diminuir o distanciamento social entre eles e promover o bem-estar através desse projeto, a Unibes foi eleita a vencedora na categoria.

Durante as atividades, os idosos podiam participar de forma remota ou virtual, obedecendo todos os protocolos de segurança e eram disponibilizados os materiais necessários para as atividades e eram feitas ligações semanais para seu acompanhamento.

A oficina contou com três propostas de atividades artísticas diferentes que eram complementares entre si, visando o bem-estar do idoso através do contato com a cultura, da interação social, e da escuta relacionada a questões emocionais decorrentes da pandemia, mitigando seu efeito na vida dos idosos. Ao todo foram premiadas 12 categorias que receberam o Selo de Direitos Humanos e Diversidade 2021.

LEIA MAIS: Mercado de produtos frescos em Pinheiros lança panetones artesanais especial de Natal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo